Secções da Cooperativa
 
  Secção de Leite
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A secção leiteira foi o primeiro segmento de actividade da Cooperativa Agrícola de Sanfins, CRL. Com início em Março de 1924, a secção comprava o leite aos produtores, de onde era retirada a nata que depois era vendida aos industriais.

Passado algum tempo com vista a aumentar a rentabilidade, a Cooperativa comprou um pipo e um malaxador e passou a fabricar a sua própria manteiga, com a marca comercial “Delícia”.

Em 1962 com a criação da União de Cooperativas da Lacticínios de Entre Douro e Vouga, a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Sanfins, juntamente com a Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Vale do Vouga de Couto de Esteves do Concelho de Sever do Vouga e a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Arouca aderiu a esta união. A qual passou a utilizar as instalações da Cooperativa de Sanfins, por reunirem melhores condições de localização, água em abundância e terreno para alargamento das instalações.

A União de Cooperativas da Lacticínios de Entre Douro e Vouga iniciou a sua actividade com o fabrico de manteiga e leite do dia, com o uso da marca comercial «GRESSO». A origem deste nome está no Rio “Gresso” que nasce na serra do Arestal, passa entre Sanfins e Couto de Esteves e aflui para o Rio Vouga, incluindo assim toda a área produtiva da altura.

O fabrico de queijo e a recolha total do leite só teve em 1967 o seu arranque, bem como o arrefecimento e pasteurização do leite.

Até 2006 a Cooperativa recolheu o leite dos seus associados, que depois vendia à LACTICOOP. A partir de meados de 2006 o serviço de recolha de leite foi entregue à LACTICOOP, devido à quantidade recolhida já não ser rentável.

Actualmente o leite que é recolhido nos produtores da Cooperativa, continua a ser pago através dela, dado que a LACTICOOP, tratando-se de uma União de Cooperativas não pode ter associados individuais.