Secções da Cooperativa
 
  Serviços Prestados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Consultoria Florestal

- Elaboração e Acompanhamento de projectos de arborização e beneficiação florestal, com vista a rentabilizar os recursos naturais, do ponto de vista económico, ambiental e social.

- Elaboração de Planos de Gestão Florestal (PGF), que de acordo com as orientações definidas no PROF, determina, no espaço e no tempo, as intervenções de natureza cultural e de exploração dos recursos, visando a produção sustentada dos bens e serviços por eles proporcionado.

- Aconselhamento técnico, para que os produtores florestais possam rentabilizar ao máximo as suas áreas florestais.

- Execução de serviços, tais como: levantamentos cartográficos com GPS, para cálculo de áreas e construção de cartografia digital (Ex: Projectos de florestação e de implantação de infra-estruturas agrárias).

- Inventário e avaliação de material lenhoso, estimativa do seu valor monetário e apoio na comercialização.

- Análises de solos – com a colaboração da ADP – Adubos de Portugal, efectuamos a recolha de amostras de terra das propriedades, para posterior recomendação da adubação, para plantação e melhoria da produtividade dos povoamentos.

- Instalação e manutenção de povoamentos.


Preparação do Terreno

Adequada ao tipo de planta a instalar e ao local, com o objectivo criar condições para o futuro desenvolvimento das plantas, eliminando a vegetação concorrente, possibilitando o crescimento das raízes em profundidade, aumentar a capacidade de armazenamento de água do solo, incremento na mobilização de elementos nutritivos e arejamento do solo, sem agravar a erosão do solo.


Plantações

As plantações mais comuns efectuadas pela Secção Florestal da Cooperativa Agrícola de Sanfins são principalmente plantações puras de Eucalipto (Eucaliptus globulos), Pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) e Carvalho Americano (Quercus rubra), no entanto efectuamos plantações de qualquer tipo de povoamento.


Limpeza de Povoamentos

As limpezas reduzem a concorrência da vegetação herbácea e arbustiva por nutrientes, água e luz para com as espécies objecto de exploração, possibilitando ainda a redução risco de incêndio, com claras vantagens para os povoamentos.


Aplicação de Herbicidas

Efectuamos a aplicação de herbicidas com pulverizadores de jacto projectado, cumprindo as boas práticas de aplicação deste tipo de produtos e usando herbicidas não residuais com reduzido impacto ambiental, aumentando a eficácia da limpeza do povoamento e redução dos custos associados a futuras intervenções de controlo da vegetação espontânea.


Desbastes

De acordo com o compasso adequado à espécie realiza-se a correcção da densidade, são cortadas as árvores mal conformadas, doentes ou afectadas por pragas e mortas, de modo a favorecer os melhores exemplares.


Selecção de varas de eucalipto

Reposição do número de fustes igual ao inicialmente estabelecido para o povoamento, atendendo à vitalidade das toiças e outros factores, de forma a obter a máxima produção.
Recorre-se a equipamentos e técnicas adequadas que provocam o mínimo de lesões possíveis nas toiças, que possam comprometer o crescimento das plantas.


Adubação

A adubação tem como objectivo fornecer adubos ao solo, por forma a recuperar ou manter a sua capacidade produtiva, suprindo a necessidade de nutrientes e proporcionando o melhor desenvolvimento às plantas, garantindo-se deste modo o aumento do rendimento económico e a sustentabilidade da floresta.


Com a vontade de colaborar no aumento de produção da sua exploração florestal, aguardamos um contacto seu para poder esclarecer melhor a forma de concretização dos serviços referidos.

 

 


Análise ao solo

 


Formação Profissional

 


Levantamento Cartográfico por GPS

 


Plantações